• +55 11 3864-2022 | 11 3675-1027

Os estudantes do 9º ano da Bakhita investigaram a arte urbana, notando a linguagem artística de painéis, grafites, pichações, estênceis e outros tipos de intervenções feitas na rua!

 A professora de Artes, Gabriela Piernikarz, trouxe vídeos e obras de artistas contemporâneos  para debater com as turmas questões sociais relativas à arte e a cidadania, levando os alunos a respeitar e valorizar a diversidade cultural presente nestes trabalhos. Os estudantes fizeram pesquisas e compartilharam com a turma, através de seminários, informações sobre a obra de artistas como Nina Pandolfo e Fefê Talavera. Esta investigação feita ao longo do trimestre culminou em uma produção artística dentro desta linguagem, feita pelos estudantes do 9º ano na quadra e outros espaços da Bakhita!

 IMG_2212

“Nós gostaríamos que (os estênceis) passassem um pouco do que pensamos do mundo, da sociedade”, comenta o estudante Gabriel Golz, sobre a escolha de imagens “que tivessem uma mensagem crítica” para figurar entre os trabalhos do 9º ano. “Gosto muito de política e as críticas sociais são algo que gostei bastante na arte urbana”, conta Gabriel, que enfatizou o trabalho detalhado e demorado na confecção dos estênceis que foram aplicados na quadra da Bakhita.

 IMG_2213

O tema político permeou o trabalho e todas as discussões da turma, que pode colocar nas paredes da escola questões que são importantes atualmente e sobre as quais os próprios jovens refletem em seu cotidiano. A estudante Alana Nemen Rocha, por exemplo, que é próxima de debates e reflexões feministas – até mesmo em seu tema de pesquisa nas Trilhas Educativas – , escolheu para retratar em seus estênceis Frida Kahlo e a Mulher Maravilha. “O feminismo está em pauta, mulheres se juntando e se representando, e eu quis mostrar a importância da representação da mulher também nas imagens”, conta Alana, que considerou o trabalho com os estênceis mais uma forma de compartilhar com os colegas suas ideias sobre a representatividade das mulheres. 

IMG_2216