• +55 11 3864-2022 | 11 3675-1027

Senhores pais, mães e demais responsáveis.

O acompanhamento da vida escolar no Ensino Fundamental 2:

Nessa semana encerramos o 1º. trimestre letivo e avaliamos ser necessário então fazer esse contato com vocês. Por favor, leiam nosso relato abaixo e se quiserem se manifestar no fórum de discussões que criamos em nosso site para os familiares certamente estabeleceremos um diálogo profícuo sobre o acompanhamento da vida escolar de nossos alunos e alunas! (http://escolabakhita.com.br/educacaodemocratica/category/deabate-bakhita/)

Sabemos o quanto é imprescindível que a parceria família e escola seja cada vez mais presente na vida de nossas crianças e adolescentes, por isso queremos lhes relatar um fato que ocorreu nesse período letivo, em uma medida que nos trouxe estranhamento. É sabido que, durante o trimestre, várias propostas avaliativas são realizadas, muitas delas vão balizando o quanto é necessário reinvestir em algumas temáticas, por vezes com a classe toda, ou somente com alguns alunos com maiores dificuldades de aprendizagem.

Chamamos esse processo de acompanhamento sistemático e retomada de conteúdos, se necessário , de “recuperação paralela” e esse é um mecanismo do ensino, não é anunciado, apenas planejado e aplicado pelo professor até que ele perceba que as aprendizagens foram garantidas. Pois bem, além desse dispositivo, contamos também com a recuperação trimestral, essa sim anunciada e marcada ao final do período, em que se combina o que será necessário retomar ainda, refazer, revisitar.

Ocorre que exatamente nessa recuperação notamos que, pela primeira vez, cerca de 80% de nossos estudantes foram convocados somente para cumprir tarefas não realizadas durante o trimestre! Ou seja, a grande maioria não apresenta problemas para aprender, mas sim para se comprometer com sua própria aprendizagem, não está desenvolvendo uma autonomia e postura desejável para um aluno de Ensino Fundamental 2!

Consideramos isso grave e pedimos sua ajuda! A autonomia e postura de estudante são conquistas importantes para essa fase da escolarização, tendo em vista que no Ensino Médio e, posteriormente, no Superior o aluno precisará ser completamente autônomo. O que fazer então?

No conselho de classe pensamos em um encaminhamento que queremos compartilhar com vocês, que funcionará a partir desse segundo trimestre: vamos nos comunicar via email semanalmente com as famílias de todos para sinalizar sobre o cumprimento de tarefas, organização dos materiais, compromisso com as aulas e posturas, na expectativa que vocês em casa nos ajudem, valorizando a importância de criar essas rotinas de cumprimento dos deveres e de ter atitudes adequadas na escola.

Vamos estreitar os contatos, pois a educação precisa ser feita de maneira articulada entre a família e a escola e, tudo o que queremos, é que nossos meninos e meninas se tornem cada vez mais pessoas responsáveis, autônomas, que conquistem as ferramentas cognitivas e emocionais necessárias para construir seus percursos formativos e serem felizes!

Obs. Segue abaixo o modelo da comunicação que vocês receberão semanalmente por via eletrônica para acompanhamento do compromisso de seu/sua filho/a.

Nome: ______________________ ano: ______

Semana de _________ a __________

Senhores pais, mães e demais responsáveis:

Informamos que nesse período, seu/sua filho/a:

1) TAREFA DE CASA

(   ) cumpriu todas as tarefas (   ) deixou de cumprir ___ tarefas

2) MATERIAIS

( ) apresentou todos os materiais necessários à aula

( ) não apresentou os materiais necessários por ____ vezes

3) ATRASOS

( ) não teve atrasos   (   ) entrou atrasado ____ vezes

4) COMPROMISSO COM A AULA

( ) teve postura adequada

(   ) não teve postura adequada

Observações:

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________ 

 

São Paulo, 19 de maio de 2015

Equipe pedagógica – Ensino Fundamental 2 da Escola Bakhita.