• +55 11 3864-2022 | 11 3675-1027

DSC01173
DSC06117
???????????????????????????????
DSC01411
DSC09834
DSC09971
IMG_6792
IMG_20140815_133217
IMG_20140228_163429440_HDR
xxxxx
IMG_20131114_162229
DSC078031

Em um contexto onde a informação pode ser acessada em grande escala e velocidade, o olhar investigativo assume um papel de muito mais importância. Faz parte do processo formativo na Escola Bakhita o desenvolvimento apurado de investigação.

Essa formação parte desde o estímulo à postura de se tomar iniciativa. Buscamos na Escola, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, valorizar o movimento do alunos e do grupo de identificar curiosidades e interesses que possam levar à um processo de elaboração de estratégias e, consequentemente, contribua para sua construção de conhecimento.

Essa postura é constantemente incentivada durante os projetos, atividades e sequências pedagógicas presentes em todas as disciplinas e ganha ainda mais destaques em atividades em que os alunos assumem o total protagonismo da elaboração da proposta de trabalho, como é o caso das Trilhas Educativas,onde os alunos escolhem um tema de interesse e são responsáveis pela condução do projeto.

O olhar investigativo requer, além da postura de interesse e iniciativa, uma grande dose de senso crítico. Isso porque os estudantes devem questionar e refletir sobre fontes de pesquisa que acessam e como as informações levantadas contribuem com o seu processo de aprendizagem.

Portanto, a formação e desenvolvimento do olhar investigativo ,que é tão valorizado na Escola Bakhita, é um processo que se inicia através de uma auto percepção, no sentido de que cada individuo seja capaz de identificar seus interesses e curiosidades, traçando metas e meios para atingí-los, passa pela análise reflexiva sobre como interagir com o conteúdo e finaliza na apropriação desse processo em relação a própria aprendizagem.