• +55 11 3864-2022 | 11 3675-1027

No primeiro semestre deste ano, os estudantes do 3º ano da Bakhita mergulharam na história dos imigrantes que vieram para o Brasil entre os séculos XIX e XX. Esta investigação compreendeu estudos da área de História e de Língua Portuguesa, marcados por histórias, relatos e até mesmo receitas típicas de diferentes países.

7R0A4728

A história destes imigrantes, europeus, asiáticos e outras tantas nacionalidades, é também a história dos estudantes da Bakhita! Muitas das crianças são descendentes de imigrantes e os estudos sobre estas trajetórias de às terras brasileiras levaram os estudantes a conhecer mais sobre as histórias de suas próprias famílias. O projeto teve como objetivo instigar o intercâmbio de experiências e relatos entre os estudantes e a comunidade escolar, sensibilizando-os com a experiência alheia e valorizando a cooperação!

7R0A4768

Os trabalhos abordaram diferentes linguagens, como letras de música, obras de arte, livros e até mesmo novelas que tratavam o tema da imigração. Os estudantes também foram convidados a entrevistar seus familiares, compartilhar relatos e ouvir outras narrativas de funcionários da Bakhita! A diretora Rita Martins, desentende de imigrantes portugueses, cozinhou com a turma o Folar, um típico pão português cuja receita ela aprendeu com a avó portuguesa. Além do delicioso pão, a atividade conectou as crianças com as memórias da diretora e os sensibilizou ainda mais para a história da imigração, já que puderam materializar as histórias em sabores e fotografias desta família!

7R0A4733

O 3º ano ainda aprendeu receitas italianas, espanholas e japonesas, pesquisando concomitantemente informações sobre a chegada desta população e sua estadia no Brasil. O produto final deste projeto será um livro de memórias e receitas, com textos colaborativos escritos pelos estudantes, que será publicado e apresentado para a comunidade na Semana Literária da Bakhita, que ocorre em setembro!