FUNDAMENTAL
ANOS INICIAIS

O Ensino Fundamental Anos Iniciais (1º ao 5º) da Bakhita investe na ampliação de repertório e no trabalho coletivo como ferramentas principais para o desenvolvimento da autonomia e formação da postura de estudante. Apoiados na abordagem socioconstrutivista, entendemos que a interação entre os alunos é chave para a construção do conhecimento e para o desenvolvimento da leitura de mundo.

No trabalho cotidiano do segmento, as vivências e investigações convidam os alunos a interagir e contribuir com os processos de exploração, de forma contextualizada e significativa da própria construção de conhecimento. O BRINCAR e a INVESTIGAÇÃO estão presentes em diversos momentos do cotidiano de maneira indissociável, proporcionando aprendizagens globais e efetivas. Dessa forma, convidamos os alunos a compreender os processos de ensino e de aprendizagem como percursos nos quais elas brincam de investigar e investigam brincando.

ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Assembleias

A estratégia garante um espaço de diálogo quinzenal para que alunos e alunas discutam questões ligadas ao cotidiano escolar, aos projetos, às relações coletivas e outros temas relevantes para o grupo. Os próprios estudantes são responsáveis por parte da gestão dos encontros, ajudando a definir pautas, prioridades e encaminhamentos. Essa prática de diálogo permanente se inicia na Educação Infantil com as Rodas de Conversa e tem sequência com as Assembleias de série no Fundamental I e depois com as Assembleias Gerais no Fundamental II.

Grupos de Responsabilidade

Os Grupos de Responsabilidade oferecem espaço e tempo para que os alunos e alunas do Ensino Fundamental I e II se envolvam e assumam papéis práticos na gestão do coletivo da escola. Em Assembleia, são decididos quais temas podem ser geridos pelos estudantes, como comunicação, sustentabilidade, cultura, mediação de conflito, lazer, entre outros, de modo que as crianças e jovens se agrupem a partir de seus interesses.

Trilhas Educativas

Alunos em grupo definem temas de interesse a partir dos quais desenvolvem projetos de pesquisa e de investigação. Focado no protagonismo dos estudantes em todas as etapas de gestão e realização do projeto, sempre com a mediação de um educador, as Trilhas oferecem uma importante experiência de autoria, autonomia e de trabalho colaborativo para todos os estudantes.

Tecnologia Criativa

Criar uma relação crítica e ativa dos alunos em relação aos artefatos e processos tecnológicos é um dos objetivos dessa atividade. As aulas propõe desafios nos quais os alunos saem do papel de consumidores de tecnologia e se colocam como produtores e investigadores desse universo.

Trabalhos de Campo

A rua, o bairro, a cidade, as praças, os museus, as fábricas e outros espaços e instituições são importantes espaços de aprendizagem. Ir além dos muros da escola em um trabalho de campo é uma forma de ampliar o olhar para o mundo, conhecer novas realidades e de pensar em novas perguntas sobre os fenômenos de nossa sociedade.

SIGA NOSSAS REDES