EDUCAÇÃO
INFANTIL

A Educação Infantil da Bakhita valoriza o brincar e a interação entre as crianças como foco principal no processo de aprendizagem. Apoiados no socioconstrutivismo, que é uma das bases teóricas para abordagens como a de Reggio Emilia, Pikler, Montessori, entre outras, compreendemos que as crianças são dotadas de múltiplas linguagens, necessitando de estímulos, oportunidades, tempo e espaço para desenvolvê-las.

Durante os seus percursos de aprendizagem, as crianças são convidadas a participar ativamente das vivências de exploração e manipulação dos espaços e materiais, se apropriando das estratégias e repertórios de interação. Nessa trajetória também passam a utilizar ferramentas e técnicas de registros para ilustrar suas experiências, em um processo de apropriação pessoal de seus caminhos e descobertas.

Desde 2018 contamos com a UNIDADE CAMPEVAS, voltada para os grupos iniciais da Educação Infantil (crianças de um a quatro anos de idade).

PROJETOS

PROJETOS

Contextos e Ambientações
Atividade focada na interação entre os alunos e alunas e na vivência das escolhas das brincadeiras a serem realizadas.

Roda de Leitura
Momento diário focado na formação do leitor e na criação de um repertório de referências literárias individuais e coletivas.

Música, Movimento e Inglês
Aulas com professores especialistas, apresentando e ampliando o repertório das crianças em diferentes linguagens.


Múltiplas Linguagens

A experimentação e a vivência das linguagens plásticas e artísticas estão presentes em todo o cotidiano da Educação Infantil.

Materiais Não Estruturados
A diversidade da organização dos ambientes e materiais, articulada com os diferentes projetos, criam novos desafios e situações de aprendizagem para as crianças.

Contextos e Ambientações
Registro do percurso e das aprendizagens coletivas e individuais, a Documentação Pedagógica, realizada através de textos, fotos, imagens, produções artísticas e outros instrumentos, permite que o aluno, família e educadores compartilhem e dialoguem sobre as experiências e desafios vividos a cada período.