HISTÓRIA
Uma escola deve mais do que um espaço de aprendizagem dos conteúdos específicos de cada disciplina: ela deve ser um campo de experiências, percursos e sistematizações que favoreçam o desenvolvimento de cada estudante, orientando cada jovem e criança no caminhos das descobertas e investigações do mundo à sua volta.
Desde a criação da nossa escola, em 1977, dedicada inicialmente à Educação Infantil, sempre tivemos essas certezas e a crença no papel da Educação como um processo de formação e transformação dos nossos alunos e alunas. Com a abertura do Ensino Fundamental a partir de 1988, ampliamos e consolidamos o nosso Projeto Pedagógico, sempre atualizado-o frente às novas questões e desafios da nossa sociedade.
PROJETOS PEDAGÓGICOS
Na Bakhita compreendemos a educação como um percurso de experiências e aprendizagens diversas. Nele, as crianças e jovens são valorizados como indivíduos dotados de múltiplas habilidades e potências, e que devem vivenciar contextos e desafios a fim de explorar e desenvolver suas competências e ampliar seu conhecimento.
Na escola, os alunos e alunas vivem uma progressão global de sua formação, em aspectos afetivos, socioemocionais e cognitivos, entre outros. Para isso, nosso Projeto Pedagógico está estruturado a partir dos seguintes eixos de formação, que organizam os principais desafios de aprendizagem vividos pelos estudantes da Bakhita:
- Valorização do diálogo
- Formação moral e ética
- Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação
- Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários
- Análise crítica e curiosidade Intelectual
- Imaginação e criatividade
- Elaborar hipóteses e resolver problemas
- Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade
- Autonomia
- Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade
- Cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas
- Entender o mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida com liberdade, autonomia, criticidade e responsabilidade
- Cuidar de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas
- Valorização do diálogo
- Formação moral e ética
- Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação
- Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários
- Valorização do diálogo
- Formação moral e ética
- Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação
- Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários
- Valorização do diálogo
- Formação moral e ética
- Formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns, com base em direitos humanos, consciência socioambiental, consumo responsável e ética
- Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação
- Tomar decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários