Você consegue imaginar uma aula de Matemática no pátio, em que os estudantes estejam jogando, brincando, desenhando e escolhendo quais atividades irão fazer?
Assim são as Estações, uma forma diferente de aprender que os estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I da Bakhita estão vivenciando este ano! A proposta, que está sendo aperfeiçoada pela equipe pedagógica da Bakhita, foi inspirada em práticas da escola Fabulinus, na Argentina, com quem a equipe de coordenação fez intercâmbios, formações e trocas riquíssimas de experiências!
O formato das Estações acontece uma vez por semana, durante uma hora, no pátio da escola. Os educadores preparam estações de trabalho, jogos matemáticos e atividades diversas em que os estudantes irão explorar diferentes eixos da Matemática, como o estudo de espaço e formas geométricas. As Estações de Matemática rompem com o modelo tradicional de ensino, oferecendo atividades com Tangram, jogos de soma, jogo de varetas, desenhos de observação e perspectiva, construção de figuras a partir de sólidos geométricos e outras situações que proporcionam liberdade de exploração e aprendizado aos estudantes.
As crianças têm liberdade de escolher em que estação vão trabalhar, dentre as nove oferecidas, mantendo as propostas e os números de participantes previstos por estação, podendo explorar os conceitos da Matemática de forma criativa e autônoma.
As educadoras observam e escutam o desenvolvimento dos exercícios e jogos pelos estudantes, registrando e avaliando se estão sendo criadas boas situações de aprendizagem. “Nessa observação, podemos ver como as crianças organizam seu pensamento, se fazem cálculos mentais ou se apoiam em registros para desenvolver o raciocínio”, comenta a Coordenadora do Ensino Fundamental I, Andrea Post. A Coordenadora também ressalta que a prática está em processo de implementação e vai sofrer ajustes, partindo para outras disciplinas e adequando conteúdos de diferentes áreas neste modelo de livre exploração e aprendizado.