TRILHAS EDUCATIVAS

Trilha Educativa é uma estratégia de abordagem curricular, com o objetivo de proporcionar um percurso de construção de conhecimento mais próprio e significativo para um grupo de indivíduos. Ela nasce do estímulo à iniciativa dos agentes envolvidos, como fonte de motivação para a seleção de temas de interesse que possam motivar projetos de pesquisa e possibilitar trajetórias de discussão e investigação sobre casos diversos.

Todo o processo se baseia no objetivo de atribuir aos estudantes o protagonismo na gestão do processo, desde a seleção dos temas da pesquisa, passando pela justificativa da própria, levantamento de fontes de pesquisa, planejamento de ações, execução e avaliação. Dessa forma o grupo passa a ter autonomia, uma vez que assume a direção de suas próprias possibilidades de trabalho, na mesma medida em que se responsabiliza por suas ações e passa a refletir constantemente sobre as consequências e benefícios de cada etapa vivenciada. Consequentemente, essa experiência proporciona uma aprendizagem muito mais significativa, onde o tema e percurso dialogam com a realidade e interesse dos envolvidos e os resultados são fruto do investimento planejado e executado pelos mesmos.

Nessa perspectiva o professor participa não como um transmissor de conhecimento, mas sim como mediador entre os estudantes e o plano de trabalho desenhado pelo grupo, auxiliando os envolvidos a elaborar estratégias e a refletir sobre os caminhos adotados em cada etapa do processo de trabalho. Nessa perspectiva o professor possui mais condições de acompanhar e avaliar o processo de cada aluno em relação à participação nessa proposta, visualizando como cada um explora e desenvolve suas habilidades e competências, a fim de executar seu plano de trabalho.

Ao enxergar o aluno dentro desse contexto, no qual as áreas do conhecimento aparecem de maneira interdisciplinar e as relações e trocas são potencializadas pela formação multietária do grupo, o professor consegue não só avaliar a interação de cada estudante com os conteúdos previstos nos PCNs, como é capaz de acompanhar a formação de habilidades e competências referentes à formação integral de cada indivíduo, como cidadania, ética, cooperação, pró atividade, entre outras.

A proposta de trabalho com Trilhas Educativas possibilita, a toda a comunidade escolar, uma nova visão de como as crianças e jovens de hoje em dia podem assumir um papel diferente em relação ao acesso e produção de conteúdo, podendo aproveitar seu próprio processo de construção de conhecimento, refletindo sobre assuntos que lhe sejam pertinentes e que contribuam para a manutenção de um ambiente colaborativo de aprendizagem e ainda na valorização do processo de ensino-aprendizagem.

Mapa conceitual da proposta

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