ENSINO
FUNDAMENTAL
ANOS FINAIS

O Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º) é um período essencial para o desenvolvimento e consolidação de habilidades e competências que compõem a formação integral de um indivíduo. A aquisição da autonomia permite aos alunos inúmeras possibilidades de expressões, participações e opiniões em diversos momentos do cotidiano escolar, devendo sempre estar acompanhado da percepção de responsabilidade e coerência sobre o contexto em questão.

Consideramos muito importante o acompanhamento e a proximidade com os jovens, que nessa faixa etária lidam com uma ampliação de sensações, influências e transformações em sua dinâmica de vida. O Projeto Pedagógico da Bakhita valoriza a reflexão dos estudantes sobre os próprios interesses e afinidades, de modo a possibilitar um maior autoconhecimento e garantir o desenvolvimento da habilidade de fazer escolhas, assim como compreender e qualificar oportunidades de interação e gestão do coletivo.

ENRIQUECIMENTO CURRICULAR
DO ENSINO FUNDAMENTAL II

PROJETOS

Linguagens Expressivas

A atividade propõe aos estudantes o desafio de criar um projeto artístico autoral, a partir de questões de seu interesse, explorando as diversas possibilidades das linguagens artísticas, como Teatro, Dança, Audiovisual e Música, entre outras. É uma situação privilegiada para que os estudantes reflitam sobre os assunto que os mobilizam e desenvolvam investigações e produções artísticas significativas.

Trilhas educativas

Alunos em grupo definem temas de interesse a partir dos quais desenvolvem projetos de pesquisa e de investigação. Focado no protagonismo dos estudantes em todas as etapas de gestão e realização do projeto, sempre com a mediação de um educador, as Trilhas oferecem uma importante experiência de autoria, autonomia e de trabalho colaborativo para todos os estudantes.

Assembleias

A estratégia garante um espaço de diálogo quinzenal para que alunos e alunas discutam questões ligadas ao cotidiano escolar, aos projetos, às relações coletivas e outros temas relevantes para o grupo. Os próprios estudantes são responsáveis por parte da gestão dos encontros, ajudando a definir pautas, prioridades e encaminhamentos. Essa prática de diálogo permanente se inicia na Educação Infantil com as Rodas de Conversa e tem sequência com as Assembleias de série no Fundamental I e depois com as Assembleias Gerais no Fundamental II.

Grupos de Responsabilidade

Os Grupos de Responsabilidade oferecem espaço e tempo para que os alunos e alunas do Ensino Fundamental I e II se envolvam e assumam papéis práticos na gestão do coletivo da escola. Em Assembleia, são decididos quais temas podem ser geridos pelos estudantes, como comunicação, sustentabilidade, cultura, mediação de conflito, lazer, entre outros, de modo que as crianças e jovens se agrupem a partir de seus interesses.

Trabalhos de Campo

A rua, o bairro, a cidade, as praças, os museus, as fábricas e outros espaços e instituições são importantes espaços de aprendizagem. Ir além dos muros da escola em um trabalho de campo é uma forma de ampliar o olhar para o mundo, conhecer novas realidades e de pensar em novas perguntas sobre os fenômenos de nossa sociedade.

SIGA NOSSAS REDES